Desafio literário-segundo livro lido

Oi gente,boa noite!
Então,hoje concluí a leitura do segundo livro do desafio literário,o item número 8:Um livro que vc abandonou(tente novamente).Pois bem,eu tinha começado a ler este livro no ano passado,mas acabei deixando de lado para ler um outro livro que me parecia mais interessante.Agora,com o desafio resolvi voltar a lê-lo.
O título do livro é "A velocidade da luz,de Javier Cercas".
Comecei a ler e fui sendo envolvida pela trama,o livro acabou me conquistando,gostei muito e recomendo a sua leitura.


Sinopse:

O livro é narrado pelas lembranças de Cercas (ou o escritor espanhol que parece e muito com Javier Cercas), do tempo em que ele conviveu com Rodney e depois das cartas que ele escrevia para o pai enquanto estava no Vietnã. Rodney é um daqueles personagens fascinantes e atormentados que marcam a vida do jovem escritor (por um período muito curto de tempo) e não só pela sua história pessoal, mas principalmente pela visão que ambos tem da literatura. Tanto que em dado momento ele confessa para Rodney que quer escrever e entrega a ele um rascunho do seu romance e a honestidade com que ele destrói seu livro é assustadora. E nesse momento vem uma reflexão sobre a escrita, os escritores o sucesso que é uma das melhores partes do livro. Entre essas revelações, uma chamou muito a minha atenção:

"Então o narrador é você mesmo?", inferiu Rodney. "Nada disso", devolvi, feliz porque agora era eu quem conseguia confundi-lo. "Ele se parece em tudo comigo, mas não sou eu". Encharcado do objetivismo de Flaubert e Eliot, argumentei que o narrador do meu romance não podia ser eu porque nesse caso me sentiria obrigado a falar de mim mesmo, o que não era só uma forma de exibicionismo ou obscenidade, mas um erro literário, porque a verdadeira literatura nunca revelava a personalidade do autor, mas a escondia. "É verdade", reconheceu Rodney. "Mas falar muito de si mesmo é o melhor jeito de se esconder."


Só lendo não é gente,pra conferir a história!

Beijos!

Comentários

  1. Olá!
    Bom dia Ana! Fico feliz que tenha lido mais um.
    Esse eu não conhecia, e pareceu bem interessante!
    Já levei o seu link!
    Essa semana vou fazer o post do último livro que terminei!
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Vim lá da Alê de novo para acompanhar seu desafio também!
    Que legal que está conosco nessa. Acho que a Alê está ganhando de nós, mas vamos que vamos.
    E
    Realmente tem livros que em determinadas épocas não rolam, mas depois... sempre digo isso.

    Abração esmagador e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chás variados.

Pão caseiro