Blogagem coletiva- Dia dos Pais




Olá gente,boa noite!
Participando da blogagem coletiva das Blogueiras Unidas Grupo Restrito no Facebook.

Homenagem ao dia dos pais.




Hoje quero homenagear meu pai,já falecido.
Sinto muitas saudades de meu pai e lembro-me de sua fisionomia como se o estivesse vendo agora na minha frente,apesar de já fazer mais de vinte anos de sua morte,uma morte trágica.
Pois bem,lembro que ele era muito alegre e extrovertido,fazia amigos com muita facilidade(característica que não herdei dele,sou mais introspectiva,na minha).
O nome dele era Raimundo.
Seu Raimundo tinha um belo par de olhos verdes(adoraria ter herdado essa sua característica física ,mas...)
Ele era funcionário público e músico.Nas horas vagas tocava e cantava nas festas.
Tinha uma banda e tocava sanfona e violão.
Lembro que qdo eu era bem pequena ele costumava fazer festinhas na nossa casa,reunia-se com os amigos e aquilo atraía muita gente,era tudo tão alegre,tão festivo,tão bom!
Todos gostavam muito dele,inclusive a mulherada,minha mãe que o diga.
Casou-se com minha mãe no dia 31 de dezembro de 1961,no civil e no religioso.Tiveram 6 filhos,3 meninos e 3 meninas,dois falecidos ainda bebês(um casal).
Separaram-se alguns anos depois,qdo a separação ocorreu eu era ainda menininha com 2 ou 3 anos e por esse motivo,não convivi muito com ele.
Gostaria muito de ter conhecido meu pai mais a fundo,saber seus sonhos,seus desejos,seus medos...mas infelizmente não deu!
Gostaria de ter dito:Pai,eu te amo e lhe dado um abraço bem apertado.
Eles se separaram e foram morar em cidades diferentes,minha mãe ficou com os filhos e ele formou outra família.
Às vezes ia nos ver,geralmente no Natal,e quando isso acontecia eu sentia uma alegria tão intensa,uma felicidade inenarrável.
Nos meus devaneios de criança meu pai voltaria a morar conosco e eu acreditava nisso piamente e esperava!!!
Mas infelizmente,um acidente automobilístico levou meu pai e meu sonho não se concretizou.
Amanhã é dia dos pais e faço essa homenagem ao eu amado pai que está com Deus agora!!!
Abaixo posto fotos de meu pai(antigas,pois são as únicas que tenho).



PAI,EU TE AMO,TE PERDÔO POR NÃO TER SIDO PRESENTE EM MINHA VIDA E NUNCA VOU TE ESQUECER!!!!
BEIJOS DA SUA FILHA: ANA.


Agora faço uma homenagem a todos os pais:


Ser pai  É acima de tudo, não esperar recompensas Mas ficar feliz caso e quando cheguem É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância  Com os próprios erros  Ser pai  É aprender errando, a hora de falar e de calar  É contentar-se em ser reserva, coadjuvante Deixado para depois, mas jamais falar no momento preciso  É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte  É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho Fazendo-se forte em nome dele e de tudo  O que terá de viver para compreender e enfrentar  Ser pai  É aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo Portanto, é aguentar a dor de ver os filhos passarem  Pelos sofrimentos necessários Buscando protegê-los sem que percebam Para que consigam descobrir os próprios caminhos  Ser pai  É saber e calar. Fazer e guardar. Dizer e não insistir Falar e dizer. Dosar e controlar-se. Dirigir sem demonstrar É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia  Jamais transferindo aos filhos o que a alma lhe corrói É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição O seu lado fraco, desvalido e órfão  Ser pai  É aprender a ser ultrapassado mesmo lutando para se renovar É compreender sem demonstrar e esperar o tempo de colher Ainda que não seja em vida Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão Mas ir às lágrimas quando chegam  Ser pai  É saber ir-se apagando à medida em que mais nítido  Se faz na personalidade do filho Sempre como influência, jamais como imposição É saber ser herói
na infância, exemplo na juventude  E amizade na idade adulta do filho É saber brincar e zangar-se. É formar sem modelar, ajudar sem cobrar Ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber  Ser pai  É saber receber raiva, incompreensão, antagonismo, atraso mental, inveja Projeção de sentimentos negativos, ódios passageiros, revolta, desilusão  E apesar de tudo, responder com capacidade de prosseguir sem ofender De insistir sem mediação, certeza, porto, balanço, arrimo, ponte Mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma, pacificação  Ser pai  É atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio  O máximo de convivência no máximo de solidão É, enfim, colher a vitória exatamente quando percebe que o filho  A quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver É quem se anula na obra que realizou e sorri Por tudo haver feito para deixar de ser importante.









Comentários

  1. OLÁ Anna!!!!!!!!!
    que linda e emocionante
    essa tua homenagem querida amiga!!!!!!!!!!
    também não tenho mais meu pai e dói muito ainda.
    parabéns amiga!!!!!!!!!!

    bjinho

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana que lindo !!!

    Meu pai tambem é falecido ( ele e minha mãe também se separam , de 4 filhos eu a mais velha e minha irma caçula tinha sua idade ) é dificil né eu e meus irmãos também não tivemos o contato que gostariamos, lendo sua historia recordei-me um pouquinho da minha em seus detalhes a respeito de seu pai, mas o melhor é recordar dos detalhes isso é muito importante e não devemos deixar de lado.
    Beijinhos
    Deus abençõe

    ResponderExcluir
  3. Muito linda tua homenagem, nada melhor q o perdão para acalmar nossos corações!
    Te desejo uma linda semana!!
    Bjs
    Manu
    http://artesdaemanuella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Linda homenagem querida, amei bom dia e beijinhos para ti.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita e pelos comentários meninas!Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite linda flor! Que maravilhosa homenagem ao Dia dos Pais. Com certeza minha amada seu pai aonde quer que ele esteja, sabe da imensidão do seu amor por ele. Linda flor tenha uma doce noite. Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chás variados.

Pão caseiro