Desafio literário 2016 - 21° livro lido.

Oi pessoal,boa noite!Td em paz?


Hoje posto o 21° livro lido no desafio literário.
Ítem 22: Um livro da biblioteca.

Título: Encarnação,de José de Alencar.

Mais um clássico da nossa literatura.


Sinopse:Devaneios Literários

A segunda esposa é um tema interessante e recorrente. O amor além da vida de um viúvo que não consegue desvencilhar-se da imagem perfeita da primeira esposa, levada cedo de seus olhos. Ao contrair segundas núpcias, dificuldades surgem, como o remorso, o sentimento de culpa e a sensação de que está traindo seu primeiro e verdadeiro amor. O romance de José de Alencar trás uma estória de amor assim. Publicado postumamente, no ano de 1877, o romance conta a trajetória de Hermano, que vive com sua esposa Julieta numa casa ao lado da mansão da família da pequena Amália. Julieta deixa a entender que para ela o amor não acaba com a morte, portanto, quando ela morre durante a primeira gravidez, Hermano isola-se do mundo e se transforma num homem triste e solitário. Os anos passam e Amélia torna-se uma mulher bonita e prendada. Ao vê-la tocando ao piano a música preferida da amada Julieta, Hermano decide pedi-la em casamento. Amélia reluta em aceitar, pois, ao ver Hermano em companhia duma dama no quarto da esposa morta, acredita que ele não é fiel ao amor antigo. Ela percebe que está muito apaixonada por ele e é vencida, entregando-se ao casamento
com o vizinho misterioso. Sem consumar o matrimônio, Amélia percebe que foi um grande erro, pois, Hermano vive preso à imagem de Julieta e não conseguia amá-la da forma como ela o amava. Ele decide então, pôr fim a sua vida, para deixar Amália livre e não estragar a vida da jovem
mantendo-a presa a uma relação sem futuro. Amália decide entrar escondida no antigo quarto de Julieta e tem uma grande surpresa ao notar duas estátuas em posições diferentes da falecida Julieta. A suposta amante que ela acreditava ter visto antes de casar-se, era na verdade uma estátua, fruto da obsessão do marido por um amor que ele idealizara em Julieta. Decidida a salvar Hermano da loucura e construir uma vida feliz ao lado dele, a jovem descobre os planos do marido de suicidar-se durante um baile ao qual eles compareceriam. Ao notar que o marido saiu da festa sem ela, Amália vai até sua casa e percebe que Hermano a incendiou. Com muita coragem e determinação, ela consegue salvá-lo não apenas do incêndio, mas também, da obsessão por Julieta. O desfecho do romance é tipicamente romântico: cinco anos depois do fatídico acontecimento, Amália e Hermano voltam com a pequena filha até o local e percebem que ele está totalmente curado e entregue ao amor da segunda esposa. O título do romance “Encarnação” deixa muitos leitores à espera de uma estória baseada no espiritualismo e no sobrenatural, mas José de Alencar descarta de inicia a possibilidade da reencarnação, já que quando Julieta morre, Amália já é nascida. O autor prefere fixar o romance em torno da questão sentimental e psicológica, por isso utiliza a promessa de fidelidade além da vida de Hermano para com a esposa, a sua necessidade de manter a imagem da falecida na casa, com a construção das estátuas e costumes estranhos, como manter um prato à mesa destinado a ela. A encarnação é na verdade uma procura de Hermano em encontrar o amor perfeito e idealizado, primeiramente em Julieta e depois em Amália que para ele poderia ser uma nova face do sentimento que ele tanto procurava.


Minha opinião:
Já li alguns livros de José de Alencar e adorei todos,como já falei,amo os clássicos da nossa literatura!
O romance Encarnação nos conta a história  de Amália,uma moça de dezoito anos aversa ao casamento,mas que se apaixona pelo viúvo Hermano,um homem fissurado na esposa já falecida.
Hermano acaba vendo em Amália algo que lembra Julieta,sua esposa,se apaixona por ela e casam-se.
Casamento meio complicado,devido ao fato de o viúvo não conseguir esquecer Julieta. No fim,Amália consegue conquistar o amor de Hermano e tudo acaba bem!

Dá uma olhadinha no blog da Alê,ela também participa do Desafio!

Beijos da:


Comentários

  1. Olá, vim fazer uma visita para conhecer o seu cantinho e estou amando, parabéns...
    Super bjo da Adri

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa faz tanto tempo que eu li esse livro...época de escola...
    Que lembrança legal...
    Já levei o seu link!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chás variados.

Pão caseiro